© João Cachola

Vicente Gil

Nasceu no Porto, 2001. Português e cigano. É formado em Interpretação na ACE - Escola de Artes, em 2019, e terminou em 2022 a licenciatura em Teatro - Ramo Atores, na Escola Superior de Teatro e Cinema. É membro diretivo da Associação MEXE, dirigida por João Ferreira. 

Como intérprete colaborou com CIRCOLANDO - “Espírito do Lugar 5.0”, 2019, e “Clarão”, 2019, de André Braga e Cláudia Figueiredo; "Cupinzeiro", 2017, LAB Corpo e Arte de São Paulo na IV edição MEXE - Encontro Internacional de Arte e Comunidade; “Lisboawood”, de João Cachola e "Gaspar", escrito por João Cachola e encenado por Vicente Wallenstein. Assina a primeira criação, conjuntamente com Catarina Pitrez e Dany Duarte, “O Encontro da Fecalidade”, em 2021. Em 2023 marcou presença no Festival MIRADA, de São Paulo, Brasil, como assistente de direção, no espetáculo "Erupção", dos ColetivA Ocupação, no âmbito da oficina Treta-Mundos. Ainda no mesmo ano, acompanhou o processo, como assistente de encenação da ópera "Don Giovanni ou O Dissoluto Absolvido", encenada por Jean Paul Bucchieri, com Nuno Coelho como Maestro e ideia original. Em 2024, esteve em cena com o espetáculo “A Rainha da Beleza de Leenane”, com encenação de Sandra Faleiro e “Amor de Perdição”, com encenação de Maria João Vicente.

Em cinema, estreou-se com o filme  “Cães que Ladram aos Pássaros“, de Leonor Teles. Tem vindo a trabalhar em cinema e televisão com Carlos Conceição, Bernardo Lopes, João Botelho, Luís Filipe Rocha, Paulo Abreu, António Botelho, Tiago Guedes, Frederico Serra, Sérgio Graciano, Catarina Ruivo, Francisco Antunez.

 
Anterior
Anterior

Vasco Barroso

Próximo
Próximo

Vicente Wallenstein